O aplicativo Tabaud para smartphones é um dos mais recentes esforços do governo na Arábia Saudita para combater e conter a pandemia de coronavírus (COVID-19) via Apple / Google Exposure Notification API.
O aplicativo foi desenvolvido pelo NIC do Centro Nacional de Informações da Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial SDAIA, em estreita cooperação com o Ministério da Saúde MS como o aplicativo oficial de rastreamento de contatos na Arábia Saudita.
O aplicativo fornece três serviços principais para os usuários: notificar as pessoas se elas tiveram contato com outras pessoas que foram confirmadas como infectadas pelo coronavírus; além disso, fornecendo ajuda enviando seus formulários de saúde ao Ministério da Saúde para fornecer o suporte médico necessário de acordo com o status e o andamento do caso; além de permitir que aqueles com infecção por coronavírus confirmados compartilhem voluntariamente os resultados de seus testes com pessoas com quem tiveram contato nos últimos 14 dias.
Tabaud respeita completamente a privacidade do usuário. O uso do aplicativo não requer compartilhamento de informações ou locais, pois conta com a tecnologia Bluetooth para coletar e atualizar IDs aleatoriamente. Caso o usuário deseje iniciar o procedimento médico de teste para coronavírus, os regulamentos do Ministério da Saúde exigem o fornecimento de informações principais, como: nome, número de identificação nacional ou de residência e data de nascimento.